O uso de medicamentos como Ozempic, Wegovy e Rybelsus tem alterado padrões de consumo no Brasil. Divulgada durante a 10ª edição do Latam Retail Show, uma pesquisa da Varejo 360 apontou aumento na compra de alguns alimentos ultraprocessados e queda significativa na compra de produtos considerados saudáveis.
Os ice drinks (+37%), mini bolos (+29%), suco concentrado (22%), leite desnatado (+22%), paçoca (+21%) e energéticos (+19%), lideram a lista dos maiores crescimentos médios mensalmente. Já categorias como leite zero lactose, cervejas sem álcool e especiais, água mineral e óleo composto registraram quedas superiores a 25%.
“É como se o consumidor dissesse: ‘Agora posso tomar o que gosto, sem precisar da versão light’”, afirma Fernando Faro, fundador da Varejo 360. O estudo analisou os hábitos de 246 consumidores antes e depois do início do tratamento, considerando períodos de 12 meses.
Perfil
Mulheres acima de 40 anos, das classes A e B, lideram o uso dos medicamentos, embora apenas 9,5% dos entrevistados tenham adquirido mais de cinco unidades, devido ao alto custo. A pesquisa também identificou substituição frequente de alimentos sólidos por líquidos.
Dados internacionais projetam que o número de adultos com obesidade deve quase dobrar entre 2020 e 2035, alcançando 1,53 bilhão de pessoas.
No Brasil, as vendas desses medicamentos cresceram de forma acelerada e, em 2024, movimentaram cerca de R$ 1,6 bilhão apenas no estado de São Paulo.