Senado libera a venda de remédios em supermercados, desde que haja uma farmácia no local

Nesta quarta-feira (17), a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou a venda de medicamentos dentro de supermercados, desde que haja a instalação de uma farmácia completa no estabelecimento. A versão aprovada tenta alcançar um ponto intermediário entre os interesses dos supermercados – que defendiam liberação completa da venda – e as preocupações com a saúde pública levantadas pelas farmácias – que não queriam a flexibilização das regras. Inicialmente, a proposta do texto previa a venda de medicamentos sem receita médica, como analgésicos e anti-inflamatórios, diretamente nas gôndolas dos supermercados. Porém, após debates, a proposta foi alterada pelo relator Humberto Costa, do PT de Pernambuco.

  O senador acatou a preocupação de especialistas e representantes do setor do varejo de medicamentos sobre os riscos à saúde, tais como a automedicação e a falta de orientação profissional. A regra do texto aprovado prevê que as farmácias estejam fisicamente separadas de outros setores. Ou seja, precisam ser apartadas do supermercado, além de seguirem rigidamente as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Um dos pontos principais é a obrigatoriedade da presença de um farmacêutico durante todo o horário de funcionamento. As informações são da CNN.

Fonte : https://gironews.com/supermercado/senado-libera-a-venda-de-remedios-em-supermercados-desde-que-haja-uma-farmacia-no-local/

O Sincovaga Notícias é o portal do Sincovaga SP, que mantém parcerias estratégicas com renomados veículos de comunicação, replicando, com autorização, conteúdos relevantes para manter os empresários do varejo de alimentos e o público em geral bem informados sobre as novidades do setor e da economia.