Compras mensais perdem espaço e dão lugar a visitas semanais nos supermercados

As “compras do mês” perdem força cada vez mais frente um consumidor que está disposto a realizar visitas mais frequentes com carrinhos mais enxutos. Para se ter uma ideia, apenas 12% dos consumidores concentram tudo em uma única visita mensal, enquanto 33% vão ao supermercado uma vez por semana e 29% visitam o local mais de uma vez nesse período. Outros 25% preferem intervalos quinzenais.

Os dados são de um levantamento da Neogrid, em parceria com o Opinion Box, e indicam também que 64,3% dos entrevistados ainda realizam suas compras apenas em lojas físicas. Outros 31,4% alternam entre os canais físico e digital, e 4,3% concentram suas compras exclusivamente pela internet.

“Quando entendemos como, onde e com que frequência o consumidor faz suas compras, conseguimos direcionar melhor os esforços no varejo. Transformar esses dados em decisões práticas, como ajustar sortimento, preços e promoções de acordo com a realidade de cada loja é o que garante relevância na gôndola e gera percepção de valor para o shopper”, afirma Tiago Senna, líder de Varejo na Neogrid.

O estudo “Consumo em Tempos de Inflação e Repriorização”, ainda mostra que 43% dos consumidores consideram o ato de caminhar pelos corredores e encher o carrinho uma atividade prazerosa, enquanto 34% encaram a ida ao mercado como obrigação e 8% como algo estressante.

Quanto à companhia nas compras, 37% afirmam ir sozinhos, 29,5% vão acompanhados de parceiros, 15,2% com colegas ou amigos, 9,6% com familiares próximos e 8% com outros parentes.

Fonte : https://samaisvarejo.com.br/publicacoes/compras-mensais-perdem-espaco-e-dao-lugar-a-visitas-semanais-aos-supermercados

O Sincovaga Notícias é o portal do Sincovaga SP, que mantém parcerias estratégicas com renomados veículos de comunicação, replicando, com autorização, conteúdos relevantes para manter os empresários do varejo de alimentos e o público em geral bem informados sobre as novidades do setor e da economia.