Desde este mês, o Reino Unido proibiu várias promoções – como o clássico “2×1” – em produtos HFSS (ricos em gordura, sal ou açúcar). Esta medida afeta supermercados, hipermercados e plataformas online que não poderão oferecer este tipo de ofertas nas categorias consideradas menos saudáveis.
Segundo informações publicadas pelo Financial Times, o regulamento, promovido pelo governo do Reino Unido dentro de sua estratégia de saúde pública, havia sido adiado em 2022 diante da recuperação inflacionária, mas finalmente entrou em vigor neste mês de outubro. Também se estende a recargas gratuitas de bebidas açucaradas.
Os principais varejistas Tesco, Sainsburys, Asda ou Morrisons já estão ajustando suas estratégias de negócios, reforçando suas gamas “melhor para você” e revisando suas políticas promocionais. A mudança representa um novo desafio para o setor, que terá que equilibrar competitividade, margem e compromisso com a saúde do consumidor.
Segundo o Financial Times, cerca de 40% da energia alimentar do Reino Unido vem de alimentos ultraprocessados, em comparação com 14% em países como a Itália. A eliminação do 2×1 visa reduzir esse consumo e favorecer hábitos de compras mais saudáveis.