A trajetória da Rede OXXO como mercado de proximidade

Camila Assis, gerente de Marketing e Comunicação Externa do Grupo OXXO, participou de um bate-papo sobre o modelo de varejo de vizinhança e proximidade no SV TÁ ON. A executiva, com mais de 15 anos de experiência no setor, compartilhou detalhes sobre a trajetória da rede no Brasil, que completa cinco anos em 2025. A marca, com mais de 45 anos de história global e 24 mil lojas em cinco países da América Latina, já conta com mais de 600 unidades em 24 municípios do estado de São Paulo.

Um dos pontos altos da conversa foi a tropicalização da OXXO para o mercado brasileiro. A executiva destacou a adaptação do mix de produtos, incluindo o pão francês, que é um dos itens mais vendidos no país, e a criação de “decks” para consumo no local. A campanha de pronúncia do nome OXXO também foi um case de sucesso no Brasil, gerando proximidade e conexão emocional com os clientes.

A estratégia de colaborações com indústrias, as chamadas “lojas emblemáticas”, foi outro tópico abordado. Inspiradas no México, essas lojas oferecem uma experiência imersiva aos clientes, com fachadas e sortimentos adaptados à marca parceira. Com mais de 20 lojas já realizadas, o projeto é altamente colaborativo e focado em marketing de awareness, gerando alto engajamento nas redes sociais e transformando as lojas em verdadeiras atrações.

Por fim, Camila mencionou a expansão da OXXO no estado de São Paulo e a importância da marca própria. A rede também se destaca pela sua presença digital e pela busca constante em se apresentar e reforçar sua proposta de valor.

https://www.supervarejo.com.br/especial/sv-ta-on-a-trajetoria-da-rede-oxxo-como-mercado-de-proximidade

O Sincovaga Notícias é o portal do Sincovaga SP, que mantém parcerias estratégicas com renomados veículos de comunicação, replicando, com autorização, conteúdos relevantes para manter os empresários do varejo de alimentos e o público em geral bem informados sobre as novidades do setor e da economia.