O ranking das marcas mais valiosas do Brasil em 2025, na categoria varejo alimentar, destacou o Assaí Atacadista como líder do segmento. Com valor estimado em R$ 12,18 bilhões, a rede foi seguida pelo Atacadão, com R$ 11,35 bilhões. A medalha de bronze ficou com o Mix Mateus (R$ 2,81 bilhões), seguido pelos Supermercados BH (R$ 1,90 bilhão) e Pão de Açúcar (R$ 1,73 bilhão), que completam o top 5 do ranking. O levantamento foi conduzido pela consultoria TM20 Branding, em parceria com o InfoMoney, com apoio da Brazil Panels e Elos Ayta.
Confira o top 15:
1º Assaí (R$ 12,18 bilhões)
2º Atacadão (R$ 11,35 bilhões)
3º Mix Mateus (R$ 2,81 bilhões)
4º Supermercados BH (R$ 1,90 bilhão)
5º Pão de Açúcar (R$ 1,73 bilhão)
6º Fort Atacadista (R$ 1,21 bilhão)
7º Super Muffato (R$ 1,15 bilhão)
8º Supermercados Mateus (R$ 1,05 bilhão)
9º Zaffari (R$ 0,93 bilhão)
10º Mart Minas (R$ 0,90 bilhão)
11º Supermercados Condor (R$ 0,83 bilhão)
12º Guanabara (R$ 0,80 bilhão)
13º Max Atacadista (R$ 0,75 bilhão)
14º Atakarejo (R$ 0,57 bilhão)
15º Angeloni (R$ 0,43 bilhão)
Estratégia do atacarejo
O Assaí Atacadista consolidou o modelo de atacarejo no Brasil, ampliou sua presença nacional e investiu pesado em percepção de marca, reposicionando-se como uma opção moderna, acessível e próxima dos clientes. “Isso ampliou significativamente nossa capilaridade e presença de marca”, diz a CMO do Assaí, Marly Yamamoto. Segundo a executiva, a rede usa inteligência regionalizada, como dados de comportamento do consumidor e insights locais, para direcionar campanhas e ações promocionais. “É fundamental garantir que as ações de marketing sejam relevantes, segmentadas e culturalmente conectadas às regiões.” A pesquisa da TM20 Branding combinou dados financeiros e percepções de marca, entrevistando 500 consumidores de diferentes classes sociais e regiões do país.