Autoatendimento ganha força no varejo físico e se consolida como aliado estratégico no Dia das Crianças

O mês de outubro marca uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro: o Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o faturamento da data em 2024 foi de R$ 9,35 bilhões, alta de 2,6% em relação ao ano anterior. Para 2025, o setor projeta novo crescimento — e, com o aumento do fluxo de consumidores, o autoatendimento tem se consolidado como ferramenta essencial para garantir eficiência e conveniência nas lojas físicas.

Totens interativos, caixas de autoatendimento e sistemas de pagamento digital estão cada vez mais presentes nos pontos de venda. Uma pesquisa da Opinion Box em parceria com a Payface mostra que 64% dos brasileiros já utilizam o autoatendimento, e 85% avaliam a experiência como positiva, principalmente pela redução do tempo de espera.

“O consumidor de hoje busca conveniência, autonomia e agilidade. No Dia das Crianças, quando o fluxo de clientes é intenso e a compra costuma envolver toda a família, o autoatendimento deixa de ser uma comodidade e passa a ser uma necessidade estratégica”, afirma Tironi Paz, CEO da Imply Tecnologia. “Ele garante uma experiência mais fluida para os consumidores e permite que as equipes de vendas foquem em atividades de maior valor, como a reposição de produtos e o atendimento consultivo.”

Além de otimizar a jornada de compra, as soluções de autoatendimento oferecem dados em tempo real sobre o comportamento dos consumidores — permitindo que lojistas identifiquem tendências de consumo e ajustem estoques e estratégias de vendas com mais precisão.

O setor também se destaca pelo potencial de crescimento global. Segundo o relatório Global Self Service Technology Market Size, Forecast 2023-2033, o mercado de autoatendimento deve crescer 8,3% ao ano, alcançando US$ 80,4 bilhões até 2033.

“Estamos vivendo uma revolução no atendimento. O investimento em autoatendimento não é apenas uma resposta às demandas imediatas, mas um preparo para o futuro do consumo no Brasil”, completa Paz.

Fonte |: https://adnews.com.br/post/autoatendimento-ganha-forca-no-varejo-fisico-e-se-consolida-como-aliado-estrategico-no-dia-das-criancas

O Sincovaga Notícias é o portal do Sincovaga SP, que mantém parcerias estratégicas com renomados veículos de comunicação, replicando, com autorização, conteúdos relevantes para manter os empresários do varejo de alimentos e o público em geral bem informados sobre as novidades do setor e da economia.