O número de consumidores das classes AB que priorizam produtos em promoção cresceu quase 9 p.p. (de 14,4% para 23,3%) entre o 2º trimestre de 2024 e o mesmo período de 2025, segundo o estudo Consumer Insights, da Worldpanel by Numerator.
A pesquisa indica ainda que os brasileiros estão indo mais vezes ao ponto de venda (+12,1%), mas comprando menos itens por visita (-10,7%). Entre os consumidores de maior renda, a redução no volume de unidades foi de 5,1%. Em contrapartida, nas classes DE houve alta de 8,1%, sinalizando retomada do consumo.
As categorias de bebidas (+3,0%), mercearia salgada (+1,7%) e commodities (+1,1%) tiveram os maiores avanços, enquanto higiene e beleza recuaram -6,8%. A retração é puxada especialmente pelos mais jovens, como a Geração Alpha (nascidos a partir de 2010), que reduziu em 3% as ocasiões de uso da categoria.
Além disso, as compras de abastecimento cresceram 37% em frequência, e o pequeno varejo ampliou sua participação de 49% para 55% nesse tipo de missão.
No total, os brasileiros utilizaram em média 8 canais de compra por pessoa no 2º trimestre, um a mais que no mesmo período anterior. O estudo reúne dados de três painéis da Numerator e cobre os hábitos de 60 milhões de lares no país, com análises de consumo dentro e fora de casa.