O novo levantamento da divisão Worldpanel da Kantar, empresa global de dados e insights, mostra que as vendas de alimentos para cães e gatos pelo e-commerce alcançaram marca histórica em 2024, com faturamento de R$ 670 milhões e penetração em 4,5% dos lares do Brasil. De modo geral, 30% dos lares brasileiros atualmente compram bens de consumo massivo por meio dos canais digitais, o maior patamar de penetração já verificado pela Kantar, e que segue em ascensão. O e-commerce respondeu por um volume de aproximadamente 5% do mercado de alimentos para cães em 2024, equivalente a um crescimento de 117% no intervalo de dois anos.
Lojas Físicas X Lojas Online
Com mais lares comprando comida para pets, a comercialização de alimentos seco, úmido e snacks para cães e gatos fechou o ano passado com crescimento de 36% em volume, taxa que dobrou nos últimos dois anos. Os aplicativos e sites de varejistas são os principais beneficiados por essa dinâmica. Na contramão desse avanço, as lojas físicas de petshops menores – compreendendo os de bandeira independente e casas agrícolas – apresentaram retração de 41% em volume em 2024, perdendo espaço para as grandes redes, que cresceram 3%.