O que antes era visto como uma data importada, hoje se firma como um evento chave no calendário comercial brasileiro, especialmente para a categoria de doces. Afinal, o Halloween deixou de ser nicho e se transformou em uma oportunidade real de vendas para o varejo, seguindo a força que a data já demonstra em mercados consolidados, como o americano.
Nos EUA, o Halloween mobiliza mais da metade dos consumidores (56%) de acordo com um estudo da Numerato e, os doces são a estrela principal, presentes em mais de 80% das listas de compras. Por aqui, a indústria já sente o aquecimento. A Docile, por exemplo, projeta um crescimento de 20% nas vendas para a data este ano, comparado a 2024. A empresa classifica o período como uma “época de ouro”,
Nos EUA, o Halloween mobiliza mais da metade dos consumidores (56%) de acordo com um estudo da Numerato e, os doces são a estrela principal, presentes em mais de 80% das listas de compras. Por aqui, a indústria já sente o aquecimento. A Docile, por exemplo, projeta um crescimento de 20% nas vendas para a data este ano, comparado a 2024. A empresa classifica o período como uma “época de ouro”,investindo em um portfólio temático com 8 SKUs dedicados, como canudinhos “Vassoura de Bruxa” e Gomas de Abóbora.
A maior procura no Brasil, segundo a Docile, é por produtos monodose e de baixa gramatura, ideais para a brincadeira do “gostosuras ou travessuras”. Isso se alinha ao comportamento americano, onde 56% dos que celebram distribuem doces. A preferência pelo chocolate também é um ponto em comum, sendo o favorito para 78% dos americanos que presenteiam com doces. Outro dado relevante é a força da loja física, já que 62% dos americanos compram seus itens de Halloween presencialmente, reforçando o papel central do supermercado na jornada de compra do consumidor.
Por que você deve ficar de olho? O Halloween se consolidou como uma sazonalidade importante para a categoria de guloseimas no Brasil. Para o supermercadista, a data exige planejamento estratégico, que conta com gôndolas temáticas, sortimento adequado (com foco em monodoses e chocolates), e promoções atrativas, essenciais para capturar o consumidor, especialmente o público mais jovem (Gen Z e Millennials), que demonstra maior engajamento com a celebração. Ignorar o potencial de vendas do Halloween é deixar dinheiro na mesa
Fonte : https://bluesoft