Em um cenário de inflação pressionando a renda e preço dos alimentos subindo acima da média, um novo levantamento da Neogrid revela que 70% dos brasileiros notaram um aumento na oferta de marcas próprias no varejo. Para a empresa, o crescimento está relacionado à busca por valores mais acessíveis e aos investimentos dos supermercados neste segmento. O estudo “Dados sobre Consumo e Fidelização no Brasil”, realizado em parceria com a Opinion Box, mostra que 55% dos entrevistados frequentemente compram a mesma marca. A qualidade do produto é o principal motivo de fidelidade à marca (76%), ficando à frente do preço dos produtos (43%) e da boa experiência (33,5%).
Fidelidade aos Estabelecimentos
“O cliente está mais atento ao que realmente entrega valor e não tem mais resistência em testar itens diferentes, desde que ofereçam o melhor custo-benefício”, analisa Christiane Cruz Citrângulo, Chief Marketing Strategy Officer (CMSO) da Neogrid. Em relação aos pontos comerciais, 52% dos respondentes vão frequentemente ao mesmo estabelecimento físico. Para 50%, a variedade de mercadorias é o principal fator para repetir a escolha, seguida por descontos (43%) e proximidade (42%). No ambiente digital, o comportamento varia: a maioria dos entrevistados (51%) demanda de uma mesma loja virtual às vezes, 27% fazem isso com frequência e 4% são sempre fiéis a um e-commerce.
Fonte: Giro News