Panetone vira tendência no café da manhã do brasileiro

Os panetones têm ganhado protagonismo nas mesas brasileiras no café da manhã. Segundo dados da Worldpanel by Numerator, no Natal de 2024, 72% de todas as ocasiões de consumo da categoria ocorreram no café da manhã, totalizando 80 milhões de novas ocasiões. Os panetones passaram a ser escolhidos como prato principal do café da manhã em 62% das ocasiões. Em 83% delas, são os adultos os responsáveis por incluí-los na refeição. Durante a semana, uma em cada quatro ocasiões ocorre enquanto o brasileiro se prepara para estudar ou trabalhar. Já nos fins de semana, o consumo é marcado por prazer e praticidade, com destaque para o aumento de panetones aquecidos. No Natal do ano passado, a penetração do panetone nos lares brasileiros foi de 62,9%. O volume por quilo cresceu 7,3%, enquanto a frequência de compra aumentou 5,5%. No total, as ocasiões de consumo dobraram em relação ao ano anterior, somando 164 milhões.

Atacarejo em destaque e versões favoritas

 O atacarejo se destacou no período, ampliando sua participação de 13,7% no Natal de 2023 para 19,4% em 2024. A região da Grande São Paulo teve papel relevante, com contribuição de 3,1 pontos percentuais no volume. Os sabores favoritos do brasileiro são as versões com frutas (44% de contribuição) e com gotas de chocolate (42,6%), especialmente nas gramaturas entre 301g e 400g, que representam 67,4% da importância em volume. As embalagens em caixas de papelão também se consolidam como padrão dominante, respondendo por 81,7% das vendas. O estudo ainda mostra que o consumo de panetones tem sido impulsionado por perfis específicos, com destaque para a classe C, responsável por 45,5% do volume, além de compradores mais maduros (38%) e clientes independentes (38,9%).  O consumo compartilhado continua sendo o principal motor da categoria, respondendo por 88% de todo o ganho registrado no período.

Fonte : https://gironews.com/negocios/panetone-vira-tendencia-no-cafe-da-manha-do-brasileiro/

O Sincovaga Notícias é o portal do Sincovaga SP, que mantém parcerias estratégicas com renomados veículos de comunicação, replicando, com autorização, conteúdos relevantes para manter os empresários do varejo de alimentos e o público em geral bem informados sobre as novidades do setor e da economia.