O Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de São Paulo (Sincovaga) e o Sesc São Paulo firmaram uma parceria para facilitar o credenciamento de empregados e dependentes do setor supermercadista. A iniciativa, realizada em caráter experimental entre 30 de julho e 26 de agosto de 2025, alcançou números expressivos e reforçou a importância da aproximação entre as duas instituições.
No período de 30 dias, foram emitidas 1.495 credenciais plenas, sendo 837 destinadas a trabalhadores e 658 a seus dependentes. Um dado relevante do projeto é que 900 dos credenciados – cerca de 60% – nunca haviam tido a credencial plena, o que representa a ampliação do acesso desses profissionais e de suas famílias aos serviços oferecidos pelo Sesc, como atividades culturais, esportivas, educativas e de lazer.
A ação contemplou 51 empresas do setor supermercadista, entre grandes redes e mercados regionais. Estão na lista nomes como Companhia Brasileira de Distribuição, Ricoy Supermercados, Seara e Hortifruti União, além de estabelecimentos de médio e pequeno porte distribuídos por diferentes regiões da capital e do interior.
Para viabilizar a operação, o Sesc mobilizou oito agentes de atendimento de diversas unidades – entre elas 24 de Maio, Belenzinho, Carmo, Pompéia e Taubaté – que realizaram os credenciamentos presencialmente nas empresas indicadas pelo Sincovaga. A ação também foi acompanhada da distribuição de materiais informativos, como exemplares do guia de programação Em Cartaz e kits institucionais de prospecção.
O projeto teve avaliação positiva de ambas as entidades. Para o presidente do Sincovaga, Alvaro Furtado, a iniciativa cumpriu o objetivo e abriu caminho para aproximar os trabalhadores do comércio dos serviços oferecidos pelo Sesc. “Ao realizar o credenciamento in loco, agilizamos o processo e levamos informações sobre benefícios que os empregados nem sabiam que tinham direito. Tanto que estão em estudo novas etapas para a continuidade da parceria, ampliando ainda mais o alcance da ação no setor supermercadista”, completa o presidente do Sincovaga.