Svetofor traz modelo ultra-hard discount ao Brasil e planeja 50 lojas em três anos

 Uma nova bandeira estreará no canal alimentar brasileiro em 2025, conforme antecipado com exclusividade pelo Jornal Giro News. O “Vantajoso”, que é a aposta do grupo russo Svetofor para o mercado local, chegará com um modelo focado em preços baixos, margem fixa e reduzida em todas as categorias, e alta rotatividade dos produtos. “Nossa ideia é oferecer no ponto de venda ‘preços promocionais permanentes’, diferentemente das lojas tradicionais com a política de preços high-low”, detalha Karina Storozhenko, diretora regional do grupo, com exclusividade ao Jornal Giro News. Para reduzir os custos, o Vantajoso terá um formato “mais simples possível”, inicialmente sem serviços adicionais como padaria ou açougue. No entanto, a executiva ressalta que “apesar da semelhança com o modelo atacarejo, nossas lojas terão uma área de vendas menor do que unidades comparáveis como Assaí ou Tenda”.

Metas de Expansão do Svetofor no Brasil

  Atualmente, o Svetofor tem equipes atuando em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O plano do grupo é expandir nesses três estados. “Está prevista a abertura de 9 lojas em 2025, com expansão para até 50 lojas nos três primeiros anos de operação no Brasil”, antecipa Karina. A primeira unidade, que ainda não teve previsão de abertura divulgada, será instalada no estado de São Paulo, na região de Campinas. No abastecimento, o Vantajoso dará preferência ao fornecimento direto dos fabricantes, para garantir melhor preço de compra e volumes maiores, reduzindo o custo logístico. A rede também considera a operação via distribuidores. Fora do Brasil, o Svetofor tem mais de 4 mil lojas entre Europa e Ásia, principalmente com a bandeira “Mere”. “Atuamos como uma cooperativa de pontos de venda, o que permite maior flexibilidade na composição de sortimento e política de preços de acordo com a região onde operamos.”

Posicionamento da Bandeira Vantajoso

  As lojas seguirão o padrão europeu de ambientação, com sortimento adaptado ao mercado brasileiro. Cerca de 80% do mix será composto por alimentos, e o restante por itens de primeira necessidade. “Buscamos limitar o número de itens por categoria, ou seja, não haverá grande variedade de SKUs semelhantes. A prioridade será dada a produtos de boa qualidade com preço acessível, mesmo que não sejam marcas conhecidas”, especifica a diretora. A área de vendas das lojas terá, em média, 1.000 m² e todos os produtos serão expostos diretamente no salão de vendas, sem estoque interno. A estrutura incluirá câmaras frias e equipamentos de refrigeração para produtos resfriados e congelados. Além disso, o grupo afirma que avaliará a possibilidade da instalação de açougue e padaria conforme a demanda. Inicialmente, serão vendidos pães embalados e carnes fracionadas.

Público-Alvo e Diferenciais do Svetofor

  O foco do grupo no Brasil são as classes B, C e D, além de pequenos empreendedores e representantes da classe A em busca de economia. “Nosso público-alvo são consumidores que buscam produtos de qualidade a preços acessíveis, sem foco em marcas ou embalagens”, afirma Karina Storozhenko. Para conseguir baixos custos operacionais, em adição à estrutura das lojas, o grupo russo também destaca sua política de venda e negociação com fornecedores. “Utilizamos o modelo de venda em consignação, o que fortalece a confiança com os fornecedores e permite oferecer preços mais baixos aos consumidores, mantendo apenas os produtos com alta rotatividade, com base na experiência dos fabricantes.” A empresa também não oferece programas de fidelidade, taxas ocultas para fornecedores ou cobrança por inserção de produtos. “Com nossa margem reduzida, conseguimos oferecer preços abaixo da média do mercado. Nossos objetivos são simplicidade, eficiência e redução de custos”, encerra a diretora. 

Fonte : https://gironews.com/supermercado/svetofor-traz-modelo-ultra-hard-discount-ao-brasil-e-planeja-50-lojas-em-tres-anos

O Sincovaga Notícias é o portal do Sincovaga SP, que mantém parcerias estratégicas com renomados veículos de comunicação, replicando, com autorização, conteúdos relevantes para manter os empresários do varejo de alimentos e o público em geral bem informados sobre as novidades do setor e da economia.