As vendas do comércio varejista registraram retração de 0,5% no 3º trimestre do ano em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com o Índice do Varejo Stone (IVS). Frente ao segundo trimestre, o recuo foi de 0,2%.
O desempenho negativo do trimestre foi acompanhado por uma queda mais intensa no setor de hipermercados e supermercados, que encolheu 0,9% no mesmo período. A retração foi superior à média geral do varejo e mantém a tendência de desaceleração observada desde o início do ano.
No comparativo anual, o segmento de supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo também apresentou redução de 2,4%, reforçando o impacto da inflação e do endividamento das famílias sobre o consumo essencial.
Apesar do recuo trimestral, o mês de setembro registrou alta de 0,5% em relação a agosto, interrompendo a sequência de queda de 1,2% do mês anterior. O crescimento pontual, no entanto, não foi suficiente para reverter o desempenho negativo do período. A catgoria que abrange os supermercados apresentou baixa nesse período, com queda de quase 3% em relação a agosto.