Ação começa em 1º de novembro e oferece condições especiais e orientação financeira aos consumidores
Mais de 160 instituições participam do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, que começa em 1º de novembro e permitirá ao consumidor negociar dívidas em condições especiais, como parcelamento, descontos no valor total ou taxas de juros reduzidas, conforme a política de cada instituição.
Podem ser renegociadas dívidas de cartão de crédito, cheque especial, consignado e outras modalidades de crédito contraídas em bancos e instituições financeiras, desde que estejam em atraso e não tenham bens em garantia ou estejam prescritas.
“O Mutirão faz parte do calendário permanente dos bancos e as campanhas acontecem desde 2019. Na última edição, realizada em março deste ano, mais de 1,4 milhão de contratos foram repactuados. Além de trazer alívio financeiro imediato para consumidores endividados, a ação também ajuda a prevenir o superendividamento e é uma oportunidade para ações de educação financeira”, afirma Amaury Oliva, diretor de Cidadania Financeira e Relações com o Consumidor da Febraban.
A iniciativa conta com o apoio do Banco Central, da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e dos Procons, ampliando o alcance das negociações e das ações de educação financeira.
As tratativas poderão ser feitas diretamente com as instituições participantes em seus canais oficiais ou pelo portal Consumidor.gov.br, serviço público e gratuito que conecta consumidores e empresas. Para negociar na plataforma, é necessário ter conta Prata ou Ouro.
Os consumidores também poderão buscar apoio presencial nos Procons que aderirem ao mutirão. Já para pessoas superendividadas, o processo é diferenciado, com acompanhamento do Procon para análise das dívidas e elaboração de um plano de pagamento.
Mais informações, incluindo a lista de instituições participantes e os canais de atendimento dos bancos, estão disponíveis no portal Meu Bolso em Dia Febraban.