Devemos temer a aversão à CLT?

Sofia Esteves

Em artigo publicado hoje, 24/06, no jornal Valor Econômico, a colunista Sofia Esteves analisa a crescente aversão dos jovens ao regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A autora destaca que a rejeição à CLT muitas vezes é interpretada como um desejo por liberdade, flexibilidade e propósito, em contraposição a modelos tradicionais marcados por hierarquias rígidas e rotinas engessadas.

Segundo Esteves, mais do que criticar o regime formal de trabalho, os jovens estão expressando frustrações com estruturas corporativas que não oferecem crescimento ou reconhecimento. Ela aponta que, para a nova geração, o trabalho precisa fazer sentido e alinhar-se a valores pessoais, e que muitos buscam carreiras com maior autonomia e possibilidade de impacto social, mesmo que fora do modelo CLT.

Pesquisas citadas no artigo indicam que apenas 40% dos jovens entrevistados se veem seguindo carreira em empresas tradicionais. Para Sofia Esteves, essa tendência não deve ser encarada como ameaça, mas como oportunidade para o mercado rever suas práticas e revalorizar o trabalho com propósito, qualidade de vida e realização pessoal.

O Sincovaga Notícias é o portal do Sincovaga SP, que mantém parcerias estratégicas com renomados veículos de comunicação, replicando, com autorização, conteúdos relevantes para manter os empresários do varejo de alimentos e o público em geral bem informados sobre as novidades do setor e da economia.