Experiência personalizada se consolida como diferencial competitivo no varejo

Geral

A personalização é peça central no aprimoramento da experiência de compra e na conversão do cliente em consumidor fiel. Sete em cada dez consumidores esperam que as marcas ofereçam essa experiência única, enquanto oito em cada dez se frustram quando as empresas não conseguem entregar isso, segundo estudo realizado pela McKinsey.

Conhecer o cliente é fundamental para enfrentar esse desafio. E, nesse sentido, uma plataforma tecnológica que integra todos os canais de venda e de relacionamento em um único ecossistema pode ser a solução.

“Nosso módulo de CRM, promoções — por meio do Marketing Fundamento — e o Marketing Analytics, que analisa dados, permitem entender o comportamento de compra dos consumidores nas lojas físicas, digitais ou em qualquer ponto de contato com o varejo”, afirma Fernando Young, CEO da Comerzzia Brasil.

A companhia espanhola, especializada em software de comércio unificado nativo, está presente em quatro continentes e tem no Brasil um de seus principais mercados, onde já conta com clientes em operação e equipe local.

“A Comerzzia é uma plataforma de comércio unificado que permite ao varejista oferecer ao cliente a experiência de consumo que ele deseja. Se o consumidor final prefere comprar pela internet, o módulo de e-commerce da Comerzzia possibilita que ele acesse o canal digital.”

Young destaca que o módulo de e-commerce é integrado ao POS da loja e ao self-checkout, formando um ecossistema completo de soluções que permitem ao varejista entregar experiências inovadoras ao consumidor.

No portfólio de soluções, a Comerzzia também oferece ferramentas como o Loyalty, que permite ao consumidor acompanhar hábitos de compra, histórico de gastos e receber cupons e ofertas personalizadas.

“Com a Inteligência Artificial, conseguimos sugerir novas opções. Se você está em uma loja de moda, por exemplo, a ferramenta pode indicar o vestido mais adequado para determinada ocasião, com base no seu histórico de compras e preferências”, detalha Young.

A tecnologia também pode ser aplicada a outros segmentos, como supermercados. “Se eu vou dar uma festa e preciso de ingredientes para uma receita, posso escanear os produtos sozinho dentro da loja, pagar pelo celular com cartão de crédito e sair sem nenhuma interferência. A ferramenta garante essa praticidade”, exemplifica o executivo.

Parceiros

Para levar mais eficiência ao varejo, a Comerzzia conta com grandes parceiros, como a Nextop, que oferece o carrinho inteligente — um checkout móvel equipado com scanner, tela interativa, conexão com sistemas de pagamento e conectividade em tempo real.

Com a integração à plataforma de comércio unificado da Comerzzia, a solução passa a fazer parte de um ecossistema completo para o varejo, com sincronização de preços e promoções, personalização em tempo real e gestão multicanal, além de análises e insights.

O objetivo da união das duas empresas é aprimorar a experiência de compra, gerar incremento de receita e promover a integração dos canais.

Com a Laurenti, que fornece o self checkout físico com máquinas, scanners, balanças, impressoras de cupom e pinpads, o papel da Comerzzia é atuar como o cérebro de unificação e orquestração. A Laurenti entrega o hardware e a automação do terminal de autoatendimento.

A parceria entre as duas empresas tem como meta garantir uma operação unificada, omnichannel e orientada a dados, elevando a rentabilidade e a

experiência de compra, aprimorando o relacionamento com o cliente, além de oferecer maior flexibilidade ao varejista e eficiência operacional.

A solução de prevenção de perdas da Toshiba combina visão computacional, sensores de peso, câmeras posicionadas no terminal e lógica de Inteligência Artificial embutida nas câmeras ou dispositivos de borda (edge) para reações rápidas e precisas.

O sistema tem como objetivo aumentar a precisão das transações, reduzir a intervenção manual, minimizar fraudes e diminuir perdas de estoque, podendo ser integrado aos pontos de venda e ao self checkout da Toshiba, conectados às aplicações da Comerzzia.

Latam Retail Show sponsored by IBM

Na edição deste ano, o Latam Retail Show sponsored by IBM celebrou seu 10º aniversário. O evento foi realizado no Expo Center Norte, em São Paulo.

A feira contou com diversos parceiros e um time de patrocinadores do qual a Comerzzia Brasil fez parte. Entre eles, estiveram ainda: IBM, E-goi, Onebet, Active Campaign, 4Yousee, Nação Digital, Driva, Beeviral, TOTVS, Espaço Laser, Capture Digital, Meta, Braze, Kadeh Varejo, Sonda, Estúdio Jacarandá, Nestlé, TNS, Awin, Omnilogic e The LED.

Fonte : https://mercadoeconsumo.com.br/30/09/2025/latamretailshow/experiencia-personalizada-se-consolida-como-diferencial-competitivo-no-varejo

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