IA a serviço do consumidor apoia o varejo em momento desafiador

Geral

O cenário macroeconômico global tem trazido desafios para diversos setores. No Brasil, fatores como juros elevados e mudanças no ambiente internacional tornam o dia a dia do varejo ainda mais complexo, já que os efeitos das decisões econômicas costumam aparecer de forma mais clara somente após alguns meses.

“Desde a última decisão do Banco Central, o ambiente de juros no Brasil permanece estável no patamar de 15%. À medida que a política monetária continue a atuar sobre a economia, seus efeitos cumulativos e defasados se refletirão na dinâmica de consumo, que já tem mostrado sinais incipientes de desaceleração. A tal defasagem é um fator importante na análise do desempenho do varejo”, avaliou André Matcin, economista do Itaú BBA, durante o AWS Retail Symposium 2025 — evento anual promovido pela AWS, realizado em São Paulo.

Na tentativa de conseguir vencer as barreiras econômicas impostas pelo momento, as empresas precisam ser criativas, buscando alternativas, principalmente para engajar o consumidor. E neste caso a tecnologia pode se tornar uma grande aliada. “O varejo é um lugar de transformação contínua, em que o consumidor está em transformação contínua. Jeff Bezos sempre diz que ‘nossos clientes estão sempre maravilhosamente insatisfeitos’. O consumidor está sempre esperando algo mais. Então o momento é de desafio, mas de oportunidade também”, garantiu Enio Garbin, especialista em Varejo e Bens de Consumo da AWS.

Cases de sucesso

Inteligência artificial, computação em nuvem e machine learning se tornaram fundamentais para que as empresas consigam transformar o desafio em oportunidade. “O uso de Inteligência artificial dentro da RD Saúde é muito facilitado com a parceria que temos com a AWS. Ela possibilita, por exemplo, que utilizemos a Nuvem para que consigamos escalar um volume grande de informações de maneira muito mais fácil”, afirmou Eder Martins, IT Architecture Manager da RD Saúde, que falou sobre o case da farmacêutica com a AWS no palco do evento.

Quem também mostrou que a tecnologia pode ser a mola propulsora do atual momento, principalmente no incremento da experiência do consumidor, foi o Grupo Boticário, que também esteve no palco do AWS Retail Symposium 2025. Ações como a utilização de Inteligência Artificial para melhorar a acessibilidade do e-commerce, o enriquecimento das fichas de produtos com o uso de IA generativa e o incremento da busca do e-commerce foram citadas por William Moraes, Principal Engineer do Grupo Boticário.

“A busca já é bem utilizada. Participa hoje de 60% do fechamento de pedidos. Não é suficiente só colocar mais produtos na home. É importante que a busca responda cada vez melhor. Isso melhora a experiência para todos os nossos usuários. E isso com certeza acaba transferindo para a conversão”, exemplificou Moraes.
O momento realmente pode ser desafiador, no Brasil e no mundo, para o varejo e para inúmeros outros setores. Mas a importância do compartilhamento de conteúdo pode ser uma grande oportunidade de ganha-ganha para as empresas.

“Criar esse senso de comunidade entre as empresas do varejo brasileiro é muito importante. Nossos clientes trouxeram as coisas mais relevantes que eles estão fazendo utilizando IA generativa, IA Agêntica para trazer mais performance, mais eficiência e, consequentemente, melhorar a experiência dos seus clientes. As empresas podem impulsionar e aprender umas com as outras”, finalizou Eric Secco, líder de Varejo e Bens de Consumo AWS, fazendo um balanço sobre a edição de 2025 do AWS Retail Symposium.

Fonte : https://mercadoeconsumo.com.br/15/09/2025/destaque-do-dia/ia-a-servico-do-consumidor-apoia-o-varejo-em-momento-desafiador

O Sincovaga Notícias é o portal do Sincovaga SP, que mantém parcerias estratégicas com renomados veículos de comunicação, replicando, com autorização, conteúdos relevantes para manter os empresários do varejo de alimentos e o público em geral bem informados sobre as novidades do setor e da economia.