Inteligência de mercado

Fernando Faro

Mais uma pesquisa de opinião desenvolvida pela Varejo 360 – Inteligência e Pesquisa de Mercado que procura capturar como os shoppers decidem em quais canais de compra irão realizar as suas compras. Pelos resultados auferidos, observamos que: 1. A penetração do canal digital para as “compras de supermercado” ainda é baixa, mas crescente principalmente nas classes sociais mais altas. 2. Uma parcela pequena da população adotou as lojas virtuais para 100% das compras de supermercado, ou seja, ela não visita mais o “piso de loja” e isso é uma barreira importante para captação de novos shoppers das categorias e marcas de produtos. 3. Este shopper não quer se deslocar para mais de um varejista para ter as suas demandas atendidas. 4. Preferencialmente que o ponto de venda seja próximo de sua residência. 5. Preços justos e promoções são importantes, mas sozinhos provavelmente não terão a força para atrair e fidelizar os consumidores. 6. Um consumidor que valoriza a sua disponibilidade de tempo, que prioriza os canais e os varejistas que efetivamente entregam uma solução as suas demandas. 7. O esforço das redes de “atacarejo” em agregar serviços para avançar a sua penetração nas “compras de reposição” tem dado resultado. O formato de loja se consolida na segunda posição nesta missão de compra. 8. Uma vez que o shopper está fidelizado ao canal de compra / varejista a probabilidade dele trocar de loja que ele está acostumado a realizar as suas compras é baixa, portanto manter o padrão de entrega é fundamental. A amostra foi de 3.996 consumidores em todo o Brasil. A publicação será trimestral. Boa leitura! #varejo360 #supermercado #atacarejo

https://www.linkedin.com/posts/fernandofaro_pesquisa-de-opini%C3%A3o-canais-de-compra-activity-7350531795672543232-e0pB

O Sincovaga Notícias é o portal do Sincovaga SP, que mantém parcerias estratégicas com renomados veículos de comunicação, replicando, com autorização, conteúdos relevantes para manter os empresários do varejo de alimentos e o público em geral bem informados sobre as novidades do setor e da economia.