Lucro líquido: por que crescer vendas pode ser mais eficaz do que reduzir custos em longo prazo

Aumentar a receita por meio de estratégias construídas com base em inteligência de negócios é uma maneira mais eficaz e sustentável de elevar o lucro líquido no varejo alimentar.

Com raras exceções, cortar custos – algo extremamente necessário – pode ser feito até o ponto a partir do qual se começa a comprometer o atendimento e a satisfação do consumidor.

Já no aumento das vendas, em geral, há um espaço maior para obter ganhos – desde que as ações adotadas sejam tomadas a partir do uso de inteligência de dados e do comprometimento com a rentabilidade.

Quando conseguimos fazer o faturamento aumentar:

  • Há diluição de custos fixos
  • Ganhos de escalas no custo de mercadoria
  • Aumento da margem bruta via maior venda de produtos de valor agregado
  • Crescimento no Ebitda (lucro antes de dedução de juros, impostos, depreciação e amortização)

Claro que tudo isso precisa ser alcançado sem perder eficiência operacional e sem altos níveis de endividamento.

Para ilustrar, podemos observar os releases de resultados do 1º trimestre de 2025 das varejistas de capital aberto.

Grupo Mateus, por exemplo, teve uma margem líquida (ou lucro líquido em percentual) de 3,8% de janeiro a março. É o maior índice entre as 4 empresas de capital aberto do setor. As outras são Carrefour e Assaí, que tiveram lucro líquido de 0,9% no período, e GPA, que ficou negativo em -2,1%.

Para alcançar esse lucro líquido, o Mateus elevou as vendas totais em 12,5% no 1º trimestre, indo a R$ 9,4 bilhões. Em mesmas lojas, a alta foi de 5,2%, excluindo o efeito calendário.

Com o aumento das vendas, o crescimento das despesas operacionais devido à expansão foi “compensado”, permanecendo no patamar de 15,2% – praticamente igual aos 15,4% de janeiro a março de 2024.

Contribuíram para o resultado final da companhia, via aumento da receita bruta, o processo de maturação das lojas inauguradas há 24 meses e o aumento da rentabilidade nas operações B2B da empresa.

https://samaisvarejo.com.br/publicacoes/lucro-liquido-por-que-crescer-vendas-pode-ser-mais-eficaz-do-que-reduzir-custos-em-longo-prazo

O Sincovaga Notícias é o portal do Sincovaga SP, que mantém parcerias estratégicas com renomados veículos de comunicação, replicando, com autorização, conteúdos relevantes para manter os empresários do varejo de alimentos e o público em geral bem informados sobre as novidades do setor e da economia.