PL que restringe publicidade de bets é aprovado em comissão do senado

Jurídico

O PL 2985/2023, que restringe a publicidade de apostas de cota fixa, foi aprovado nesta quarta-feira (28/5) pela Comissão de Esporte do Senado (Cesp). O texto também regula o patrocínio por empresas de apostas. O projeto está previsto para seguir para a Comissão de Comunicação e Direito Digital (CCDD), que ainda não foi instalada. Com isso, os senadores devem consultar o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), para que o projeto siga ao plenário.

A proposta original, de autoria do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN), vedava a publicidade em eventos públicos de qualquer natureza, inclusive financiados por recursos públicos ou por meio de leis de incentivo fiscal. Para viabilizar a votação, o relator, senador Carlos Portinho (PL-RJ), flexibilizou a medida. Confira.

Com isso, o substitutivo prevê que a peça publicitária deverá exibir, em destaque e em fácil identificação, um número da licença autorizativa e deverá seguir regras expressas. O patrocínio a equipes esportivas, como em uniformes, fica permitido, mas o texto veda a veiculação em atletas menores de dezoito anos.

O texto autoriza o patrocínio a programas de TV esportivos, jornalísticos ou culturais. No entanto, a publicidade estática em arenas fica proibida, menos para as empresas que já tenham os direitos de nome através de patrocínio.

O relator alterou o texto em relação ao anterior. Entre as regras previstas, está a restrição de horários para publicidade, permitida entre 19h30 e meia-noite para televisão, streaming, redes sociais e plataformas online. Já no caso de rádio, a permissão para publicidade fica fixada entre 9h-11h e 17h-19h30. Em ambas as disposições, fica ressalvada a publicidade em casos de transmissão de eventos esportivos ao vivo, quando a propaganda poderá ocorrer durante quinze minutos antes do início e após o término.

A limitação de horário não se aplica ao conteúdo disponibilizado diretamente em sites ou aplicativos de titularidade dos patrocinados por operadores de apostas, quando o acesso dependa de ato voluntário do usuário. Assim, fica vedado apenas o impulsionamento desses conteúdos fora dos horários permitidos.

A exibição de cotações dinâmicas ou probabilidades em tempo real cinco minutos antes ou depois da transmissão ao vivo de jogos e nas chamadas de programação está proibida pelo texto. De acordo com o projeto, toda publicidade deve conter uma advertência ostensiva sobre os riscos de apostas e fica proibido mensagens que apresentem as apostas como forma de investimento e garantia de retorno financeiro.

Em propagandas, fica vedado o uso da imagem de atletas em atividade, bem como de artistas, comunicadores, influenciadores, autoridades ou figuras públicas com reconhecimento em material publicitário.

 Mariana Ribas

Repórter em Brasília cobrindo Congresso Nacional. Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Antes, foi repórter de Carf no JOTA. Email: [email protected]

https://www.jota.info/legislativo/pl-que-restringe-publicidade-de-bets-e-aprovado-em-comissao-do-senado

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