Iniciativa é um dos pilares do programa de diversidade da rede e tem como meta ampliar representatividade feminina em cargos de liderança
Segundo um estudo lançado no início deste ano pela Diversitera, apenas 35% dos cargos de alta liderança no Brasil são ocupados por mulheres, embora elas representem 70% das funções operacionais. Diante desse cenário, iniciativas, como o projeto “Por Elas”, da Comercial Zaffari/Stok Center, buscam fomentar a presença feminina em posições de liderança.
A Comercial Zaffari reúne em seu quadro 52% de colaboradoras mulheres. Atualmente, 36% dos cargos de liderança são ocupados por elas, um dado que reforça o avanço da presença feminina na empresa. Só nos últimos três anos, o número de mulheres em posições de liderança dobrou, refletindo os esforços contínuos por mais equidade. Lançado no ano passado, o projeto “Por Elas” é um dos pilares do programa de diversidade da rede e tem como objetivo ampliar essa representatividade.
“Existe um espaço importante para fortalecermos, enquanto mulheres, esse cenário e a ideia surgiu justamente a partir disso. Os diretores abraçaram a causa com muito entusiasmo, com o desejo de buscar um equilíbrio. Ainda estamos construindo esse caminho, mas já colhemos muitos frutos positivos dessa jornada”, explica a psicóloga e responsável pela iniciativa, Stéfani Girardello.
Por meio de uma seleção interna, foram escolhidas colaboradoras que atuam em posições de liderança ou supervisão em seus setores. Ao longo de oito meses, essas profissionais participaram de mentorias com as gerentes que possuíam mais anos de experiência na empresa, com quem puderam trocar vivências, ampliar conhecimentos sobre gestão, inteligência emocional e posicionamento profissional.
Primeira turma completa ciclo
O último encontro da turma aconteceu no dia 18 de junho. Na ocasião, as mentoradas assumiram o protagonismo do encontro e conduziram a conversa, compartilhando as experiências adquiridas durante o projeto. Em meio a relatos de superação, aprendizado e autoconhecimento, ficou evidente o impacto positivo da iniciativa no desenvolvimento profissional e pessoal de cada participante.
As colaboradoras destacaram como o “Por Elas” contribuiu para que se enxergassem como líderes, pudessem fortalecer suas habilidades e, principalmente, acreditar em seu próprio potencial. “Foi aqui na Comercial Zaffari que eu assumi, pela primeira vez, uma posição de liderança. Essa experiência marcou o início de uma nova jornada na minha vida. A mentoria foi essencial nesse processo, me redescobri, percebi que sou capaz, que sou uma mulher forte. Isso fez toda a diferença na minha forma de me ver e de acreditar no meu potencial”, relata a supervisora de frente de caixa no Stok Center, de Uruguaiana, Beatriz Garcia.
O encerramento do ciclo envolveu ainda uma palestra da consultora Elisa Zingano, especialista em desenvolvimento humano e organizacional. Com o tema “Superando a síndrome da impostora e o efeito queen bee”, ela trouxe reflexões sobre os desafios enfrentados por mulheres em cargos de liderança e a importância de desenvolver uma mentalidade mais generosa consigo mesma. Durante a palestra, Elisa destacou a relevância de acolher as imperfeições como parte do processo de amadurecimento profissional e de estar em contato com redes de apoio que incentivem o crescimento individual e coletivo.
Próximos passos
O sucesso da primeira edição já garante a continuidade do projeto, como confirma Stéfani. “Sim, vamos nos organizar para iniciar uma nova edição no segundo semestre, provavelmente em setembro. A proposta é repetir o ciclo de oito meses, porque entendemos que mudanças de comportamento não acontecem da noite para o dia. É preciso tempo para construir algo sólido com começo, meio e fim e garantir que o impacto seja real e duradouro.”
Fonte: SuperHiper