A transformação digital e novos hábitos do consumidor têm impactado o varejo alimentar profundamente. Nesse sentido, uma das principais tendências que ganhou espaço nos condomínios e prédios comerciais são os supermercados autônomos.
Esse formato é atrativo pelo seu custo operacional, menor que o de uma loja tradicional, e seu tamanho que permite a instalação em áreas reduzidas.
Um exemplo desse estilo de negócio é o market4u, que inaugurou 271 lojas no último ano, chegando a 2185 unidades distribuídas pelo País. Para 2025, os planos de expansão da empresa envolvem a abertura de mais 315 unidades. A expansão também terá impacto no faturamento do grupo.
Para se ter uma ideia, em 2024 foi registrado cerca de R$ 270 milhões e, neste ano, a expectativa é crescer 20,7% – chegando a um total de aproximadamente R$ 326 milhões.
Outro exemplo é oMinha Quitandinha. Em 2024, a empresa alcançou o marco de 300 lojas e faturou R$ 35 milhões. Já este ano, a expectativa é dobrar o número de unidades e aumentar o faturamento em 105,7%.
Já o Be Honest faturou R$ 28 milhões em 2024, e fechou o ano com 310 estabelecimentos. A badeira, que pertence ao Grupo Supernosso pretende alcançar 500 unidades neste ano.