Youtube shopping estreia no Brasil com integração de Mercado Livre e Shopee

Após anunciar a abertura do próprio teatro na Avenida Paulista, o YouTube anunciou a expansão do seu ecossistema de comércio no Brasil com a integração oficial de dois dos maiores marketplaces do país: Mercado Livre e Shopee. A novidade permite que criadores marquem produtos diretamente em vídeos, lives, posts e Shorts, facilitando a jornada de compra para milhões de usuários.

Programa de Afiliados desembarca no Brasil

A funcionalidade faz parte da chegada oficial do Programa de Afiliados do YouTube Shopping ao país, apresentada durante o evento global Made on YouTube. Criadores elegíveis poderão exibir produtos de grandes varejistas em seus conteúdos e receber comissões pelas vendas geradas.

Globalmente, mais de 500 mil criadores já participam do programa, consolidando a plataforma como um dos principais polos de social commerce.

“O Brasil tem um dos ecossistemas de criadores mais vibrantes do mundo. Estamos oferecendo aos YouTubers novas formas de monetizar sua criatividade e fortalecer comunidades”, afirmou Clarissa Orberg, head de parcerias do YouTube.

Parceria com marketplaces

A estreia brasileira conta com dois gigantes do e-commerce, também conhecidos pelo sucesso com a estratégia de vendas por meio de vídeos. Para a Shopee, a parceria abre oportunidades para os 5 milhões de participantes do Programa de Criadores e Afiliados.

“Com a expansão do YouTube Shopping para o Brasil, vamos potencializar vendas de lojistas e monetizar conteúdos de criadores de forma engajada e escalável”, disse Felipe Piringer, Head de Marketing da Shopee.

Sobre o impacto na Creator Economy, Renata Gerez, Head de Social Commerce do Mercado Livre, acredita que “com o sortimento amplo, grandes marcas e a entrega mais rápida do país, garantimos que afiliados e criadores tenham confiança para gerar renda. Nosso programa cresceu 310% no último trimestre, oferecendo recompensas competitivas”.

Impacto no comércio digital

Com a integração, os espectadores poderão clicar nos produtos destacados por seus criadores favoritos e finalizar a compra diretamente nos sites dos parceiros. O movimento reforça a estratégia do YouTube em unir descoberta, engajamento e conversão no mesmo ambiente.

Em 2024, a plataforma já havia contribuído com R$ 4,94 bilhões para o PIB brasileiro, segundo relatório da Oxford Economics. A chegada do YouTube Shopping, agora com os dois maiores marketplaces nacionais, fortalece a Creator Economy e inaugura uma nova fase do social commerce no país.

Fonte : https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/alta-do-cafe-faz-brasileiros-reduzirem-consumo-e-buscarem-marcas-mais-baratas

O Sincovaga Notícias é o portal do Sincovaga SP, que mantém parcerias estratégicas com renomados veículos de comunicação, replicando, com autorização, conteúdos relevantes para manter os empresários do varejo de alimentos e o público em geral bem informados sobre as novidades do setor e da economia.