A diversidade geracional nas empresas

PwC e FGV EAESP se juntaram para realizar um estudo composto de pesquisa quanti (117 profissionais de empresas) e quali (com gestores de RH de 24 empresas) em 2024, com objetivo de mapear como a diversidade geracional tem sido tratada nas empresas em termos de ações, políticas e praticas de gestão:

Envelhecimento populacional acelerado => Metade da população já passou dos 35 anos e o número de pessoas idosas cresceu 57% entre 2010 e 2022. Os mais de 65 anos representam 11% da população (22 milhões de pessoas) e eram 4% em 1980

A expectativa de vida passou de 62,5 anos em 1980 para 75,5 em 2022

Percepção da diversidade nas empresas => 80% dos respondentes afirmam que a inclusão e diversidade são responsabilidades da empresa => 95% concordam que existem benefícios na convivência de pessoas de diferentes gerações na empresa => 55% afirmam que é importante ter uma demografia interna que espelhe a população do país

Realidade da diversidade nas empresa

Apesar deste fenômeno, 70% dos especialistas de RH em empresas acreditam que suas organizações simplesmente não levam esse fator em consideração ao planejar a sua força de trabalho

65% dizem que não há nenhum programa ou iniciativa voltada para isso => 39% declaram que a idade é um critério de contratação na empresa e 72% dizem preferir pessoas de menos de 40 anos => 80% afirmam que as empresas não têm uma abordagemespecífica para contratar profissionais 40+ e 85% declaram não ter planos de carreira para profissionais acima de 40 => Faltam tb programas de remuneração e benefícios customizados por geração (ex da aposentadoria para os mais velhos), bem como iniciativas de formação e aprendizagem direcionadas

O etarismo nas empresas (preconceito decorrente da idade) => Para 86%, um profissional é considerado mais velho após os 50 anos => 29% já sofreram de etarismo (43% dos Baby boomers) – Estereótipos e mitos nas empresas => As pessoas mais jovens valorizam mais o equilíbrio entre vida pessoal e profissional => Os jovens são imediatistas, querem crescer rapidamente e se frustram se não conseguem => Pessoas mais velhos ligam menos para autonomia do que os mais jovens => Pessoas mais velhas não tem afinidade e inclinação para tecnologia

Fabien Datas

Head de Marketing, Trade Marketing, Inteligência de Mercado e do Consumidor, Pesquisa Mercado, Inteligência Comercial e Marketing, Pricing, Sortimento, Analytics, CRM

https://www.linkedin.com/posts/fabiendatas_a-diversidade-geracional-nas-empresas-activity-7305897967259914240-J64p

O Sincovaga Notícias é o portal do Sincovaga SP, que mantém parcerias estratégicas com renomados veículos de comunicação, replicando, com autorização, conteúdos relevantes para manter os empresários do varejo de alimentos e o público em geral bem informados sobre as novidades do setor e da economia.