O avanço das mesmas lojas superou o crescimento total conjunto das bandeiras de varejo do Carrefour, Grupo Mateus e GPA em 2024. Para se ter uma ideia, enquanto as mesmas lojas avançaram em média 2,5%, o crescimento total das operações de varejo juntas teve uma média de 1,5%.
O indicador tem como um de seus principais responsáveis o Carrefour, que fechou ou converteu mais de 100 unidades de varejo ao longo do ano, apresentando queda de 9,4% no total e de 3,4% nas mesmas lojas.
Na análise de todas as operações dessas varejistas, incluindo também o Assaí, o crescimento total no período foi de 7,7% sobre 2023, com um faturamento que alcançou R$ 257,6 bilhões. Os dados são do 5º Relatório Varejo Alimentar em Contexto, que traz os principais indicadores de desempenho do mercado com base nos resultados divulgados pelas empresas trimestralmente (baixe aqui a edição mais recente do estudo, que é gratuito).
Em relação aos atacarejos, o crescimento médio em mesmas lojas do Carrefour, Grupo Mateus e Assaí tiveram um avanço médio de 2,1% e o Atacadão foi o principal responsável por puxar esse indicador para baixo, com retração de 1,1%. Por outro lado, o crescimento médio total dessas marcas foi de 15%, impulsionado principalmente pela expansão.
O Varejo Alimentar em Contexto traz ainda outros indicadores de performances (individuais e conjuntos) dessas cinco empresas, como margem bruta, despesas com vendas/gerais/administrativas, margem Ebitda, lucro líquido e muito mais. Confira aqui.